• Ung Z. Kim

Unindo propósitos.



Unindo propósitos.


Muito mais que o novo mote do nosso grupo, esta frase é provavelmente a melhor ilustração de como e porquê chegamos aqui.


Em 2008, recém-saídos de carreiras construídas em tradicionais grupos financeiros globais, Fabio Knijnik e eu decidimos trilhar um novo caminho no mundo dos investimentos. Tínhamos uma clara missão: devolver o senso de fidúcia ao mercado financeiro. Nascia a K2 Capital.


Entender as verdadeiras dores e objetivos de vida de famílias que antes chegavam às nossas mesas como números consolidados em planilhas, e questionar práticas tortas do mercado de capitais — por conceito, ou por pura inércia corporativa —, se tornou, confesso, uma obsessão.


Com a agressividade de quem já esteve do outro lado do balcão, reestruturamos muito mais que patrimônios: devolvemos a dignidade financeira para incríveis famílias que, não só puderam voltar a vivenciar o seu propósito, mas também nos inspiraram a evoluir no nosso.

A K2 Capital nos levou para dentro da vida de diversas famílias. Nestas, criamos um peculiar vínculo, forjado pelo somatório de nossas estratégias no mercado, com (e talvez em maior parcela) a empatia em momentos delicados.


Apesar desta conquista, a sensação de retorno a um lugar já conhecido, onde nem o mais capaz dos gestores tem real controle sobre o que realmente baliza suas estratégias, me deixou inquieto. Era hora de diversificar.


Atacar ineficiências: o embrião do Baltoro Group


Tendência de mercado, um dos temas mais correntes entre as famílias que atendíamos era o ramo de energias renováveis.


A abundância de recursos naturais no Brasil traz um potencial ímpar de capacidade produtiva. Ao mesmo passo, essa abundância é utilizada para compensar o desperdício de recursos na cadeia produtiva e logística.


Aproveitar os resíduos destas cadeias produtivas para gerar energia por biomassa virou nossa próxima grande entrega de valor: atacar ineficiências, criando margem financeira e impacto positivo socioambiental do que era literalmente considerado lixo para diversas empresas. Estava aqui o embrião do Baltoro Group.


Futebol: inusitada visão transformadora


...onde de fato está a verdadeira margem de um mercado (aquela menos óbvia, com maior risco e maior retorno, ignorada por muitos que lá tradicionalmente circulam).

Sul-coreano de nascimento, brasileiro de coração e norte-americano por passaporte, o futebol sempre foi uma paixão para muitos ao meu redor. Porém, este somente ao meu redor ficava. Talvez esse distanciamento pessoal foi uma das maiores virtudes (somado ao fortuito, como só o destino, encontro com nosso co-fundador e comandante neste mercado, Luiz Henrique Martins Ribeiro) para conseguir enxergar neste três características que todo o mercado de oportunidades costuma apresentar: assimetrias de informação; desalinhamento de interesses; e grandes distorções de preço.


Com o avanço da K2 Soccer, com a quebra dos paradigmas de mais um mercado e com estes três norteadores em mente, aprendemos que participar da criação de ativos e das tomadas de decisão ao longo de sua curva de valorização, é crucial para entender onde de fato está a verdadeira margem de um mercado (aquela menos óbvia, com maior risco e maior retorno, ignorada por muitos que lá tradicionalmente circulam).


De forma peculiar, essa margem possibilitou unir pessoas das mais diversas origens aos nossos negócios, para inovar e entregar valor muito além dela. Nesse sentido, o C.A. Tubarão seja talvez a epítome desta filosofia, onde encontramos um verdadeiro celeiro de latentes negócios — dentro e fora do campo — ao abraçar uma comunidade tão qualificada, quanto merecedora.


Inovação: estratégia para cumprir nosso propósito.


Hoje, construímos negócios inovadores, com propósito e retornos excepcionais, criando histórias originadas pelas mesmas premissas de distorções, assimetrias e desalinhamentos.

Apesar desta ainda tão recente história, vimos nossos esforços pessoais começaram a fazer sentido para indivíduos inquietos que transformaram nossas ideias em seus objetivos de legado. Com esse senso de pertencimento, formamos equipes e lideranças com nosso DNA, e ao esporte, somaram-se empresas de tecnologia, sustentabilidade, moda, energia, entretenimento, varejo — e tantas outras que a estas se juntarão.


Em 2020, o Baltoro Group completará 5 anos com a atual formação (12 anos do nosso embrião, K2 Capital). Entraremos neste marco tendo nossa expansão liderada por um brilhante Conselho Deliberativo; um vice-presidente que é figura viva da superação e dedicação, Roberto Minuzzi; e, arrisco, o primeiro CEO vindo da área de sustentabilidade, Paulo Zanardi Jr. Eles estão a frente de um inspirador time de mais de 250 pessoas.


Hoje, construímos negócios inovadores, com propósito e retornos excepcionais, criando histórias originadas pelas mesmas premissas de distorções, assimetrias e desalinhamentos.


Unir pessoas e ideias fora da curva, nos faz traduzir os seus propósitos em negócios inovadores, se transformando em algo muito maior que nossa missão: encontramos nesta, o nosso propósito, tão longe de onde imaginávamos; nem perto de onde ainda chegaremos.




Sobre o autor


Ung Z. Kim é fundador e Presidente do Conselho do Baltoro Group.


Este é o seu texto inaugural do Baltoro Insights, novo canal de conteúdo do grupo.



#proposito #timeline #baltoro #editorial #historia #unindopropositos #ungkim

Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.