Uma gestão mais sustentável

Updated: Aug 29, 2019




Uma gestão mais sustentável.


Neste novo momento em que o grupo se encontra, o nosso maior desafio será alinhar nossas operações, estratégias e ambições com os propósitos nos quais acreditamos.


O meu primeiro contato com o grupo foi em 2010, quando recebi um telefonema do Kim, hoje presidente do nosso conselho, para conversarmos sobre o mercado de carbono. Sem nos conhecermos pessoalmente, ficamos horas ao telefone, onde discutimos desde carbono até tecnologias para geração de energia renovável.


O meu background é de consultoria nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade corporativa. Realizar diagnóstico e plano de ação para empresas foi o meu principal desafio nos últimos anos.


A diversidade de clientes me levou desde ao pequeno granjeiro no interior do país, que buscava gerar energia renovável com o efluente da sua granja, até as grandes multinacionais com seus escritórios nos metros quadrados mais disputados das grandes metrópoles, interessadas em avaliar o seu capital natural.


Esta vida de consultor me proporcionou experiências que fizeram o coração pulsar forte, como adentrar em uma floresta no coração da Colômbia, com a presença das FARC, para levar artigos de necessidade básica aos povos indígenas, e até mesmo ser “convidado” a me retirar de uma cidade no interior do Pará, na luta contra o desmatamento ilegal.

Trabalhando em uma empresa de uma das maiores instituições financeiras do mundo, tive a oportunidade de explorar diversos países, desvendando diferentes culturas em ambientes antagônicos, onde a habilidade de se adaptar celeremente e o respeito à diversidade eram essenciais para alcançar o sucesso.


Com passagens por agências internacionais, ONU Meio Ambiente e PNUD, tive a oportunidade de desenvolver trabalhos globais envolvendo inúmeros parceiros institucionais e governamentais, todos unidos para disseminar uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Nesta passagem, me orgulho em ressaltar não apenas o nível técnico dos brasileiros, mas também a resiliência para atuar em situações adversas.


Esta vida de consultor me proporcionou experiências que fizeram o coração pulsar forte, como adentrar em uma floresta no coração da Colômbia, com a presença das FARC, para levar artigos de necessidade básica aos povos indígenas, e até mesmo ser “convidado” a me retirar de uma cidade no interior do Pará, na luta contra o desmatamento ilegal.


Todas essas experiências nos presenteiam não só com uma extensa formação técnica, mas talvez com aquilo que a universidade talvez nunca irá nos proporcionar: a experiência de vida.


Há exatos 10 anos, foi a hora de me aventurar, empreender! Com mais dois sócios abrimos a nossa consultoria, onde além da responsabilidade de originar e gerenciar os projetos, existe também o desafio de gerir uma empresa e liderar uma equipe espalhada pelo Brasil. A rápida evolução tecnológica e as constantes transformações do mercado, fez com que a inovação sempre estivesse presente em nossas estratégias.


Atacando as ineficiências do mercado e seguindo as tendências nas áreas de biodiversidade e mudanças climáticas, surgiu a VBIO, em 2016, e iniciando a nossa parceria com o Baltoro Group, lançamos a ORMA, em 2017.


Um dos meus principais objetivos será conectar as nossas mentes brilhantes com os propósitos nos quais acreditamos, para entregar resultados excepcionais aos nossos investidores e uma experiência ímpar no mercado.

Desde 2010 eu já acompanhava o crescimento do grupo, mas neste momento pude participar mais ativamente. Tive o privilégio de receber o convite para me integrar ao conselho, representando as novas empresas e auxiliando nas tomadas de decisões com um olhar mais “sustentável”.


Nosso conselho, entendendo que a sustentabilidade não deve ser singular, mas sim incorporada no DNA do grupo, fez o convite para que eu assumisse como CEO, com o desafio de incorporar uma gestão mais sustentável em todos os negócios do grupo. Receber o convite de um grupo experiente de notáveis, especialistas em suas áreas e tão alinhados com os propósitos que criamos para o grupo, me fez aceitar o desafio.


Começo uma nova fase no Baltoro Group, onde tenho a oportunidade de compartilhar as minhas experiências e, de certa forma, influenciar desde o conselho até cada um dos nossos mais de 250 colaboradores. Para isso, já elegemos os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, das Nações Unidas, como norteadores fundamentais na estratégia de gestão do grupo e de nossas empresas.


Um dos meus principais objetivos será conectar as nossas mentes brilhantes com os propósitos nos quais acreditamos, para entregar resultados excepcionais aos nossos investidores e uma experiência ímpar no mercado. Internamente, o meu papel é proporcionar à nossa equipe a oportunidade de ter o mesmo brilho nos olhos que eu tenho quando aceito um novo desafio no qual eu acredito.


Assim, juntos, faremos do comum o extraordinário.

Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.