Serendipity.

Updated: Oct 11, 2019

Serendipity (ser·​en·​dip·​i·​ty), subst. : o fato de achar coisas interessantes ou de valor por acaso. - Cambridge Dictionary

Conviver com a imprevisibilidade é das mais dúbias experiências para o ser humano.

Por um lado, a impossibilidade de certeza absoluta alimenta medo e ansiedade, e dá lições imediatas do quão ínfimo é nosso controle sobre o mundo que está ao nosso entorno — motivando a construção de aparato científico, filosófico e até mesmo religioso.

Por outro lado, no exato momento em que temos a mais remota noção de que sabemos tudo o que acontecerá logo adiante, mesmo que de forma equivocada, começamos uma busca por algo novo, por fugir do lugar comum e da sensação de estagnação, contaminados pela implacável atratividade do desconhecido.

Assim, apesar das inerentes frustrações, não cansamos de mudar nossos planos (que nada mais são do que a tentativa de previsibilidade), sendo constantemente recompensados pelo acaso com inesperadas oportunidades, felizes descobertas, e inspiradoras pessoas — fenômeno este definido como serendipity.

Para mim, serendipity (ou, como recentemente traduzido, a serendipidade) é a mais precisa marca da minha trajetória pessoal, profissional e da formação do que hoje, imprevisivelmente, se tornou o Baltoro Group.

O acaso guiou minha carreira

Herdei do meu vô, Eugênio Mallmann, uma incessável curiosidade, aplicada na busca de conhecimento acerca dos mais diversos temas: história, geografia, esportes, tecnologia, música, artes. Apesar da bagagem pessoal conquistada, esta diversidade trouxe grande dificuldade para enxergar um caminho que abarcasse todas estas paixões no momento de eleger uma faculdade — e assim, como doutrinados desde jovens, e definir o que faria para “o resto da vida”.

Após passagens frustradas pelos cursos de Engenharia Mecatrônica, ingressei na faculdade de Direito com o objetivo de me tornar diplomata na Chancelaria brasileira, e conviver com diferentes culturas e realidades. Para ganhar experiência com ferramentas que sempre julguei importantes nesta carreira (como habilidades de negociação e a capacidade de criar empatia com pessoas das mais distintas origens), ingressei por indicação de amigos no programa de estágio da AMCHAM - Câmara Americana de Comércio.

Na AMCHAM tive contato com centenas de empresas, entidades, governos, e seus executivos e oficiais. Conheci a realidade e conectei pessoas dos mais distintos mercados, criei e vendi soluções e serviços, aprendi sobre gestão e desenvolvi habilidades que, por fortuito acaso, me fizeram chegar a uma drástica conclusão: o que me atraia na diplomacia e nos negócios não era somente a possibilidade de trabalhar com diferentes mercados, pessoas e culturas, mas sim a possibilidade entender como estas realmente funcionam, criam e interagem, e como eu poderia deixar minha marca de forma significativa nas mesmas.

Troquei o Direito por Relações Internacionais na ESPM, para aprender mais sobre marketing e negócios internacionais; fiz mestrado em Marketing Estratégico, criei com amigos uma empresa de consultoria de internacionalização e com ela, por mais uma das felicidades do acaso, conheci em um projeto o Kim — à época, sócio da K2 Capital, semanas dentro do mercado do futebol com a K2 Soccer, e olhando oportunidades nos mercados de energia e imobiliário.

Serendipidade e o Baltoro Group

Maximize a serendipidade à sua volta... muitas pessoas não percebem quando estão recebendo uma chance da vida. Trabalhe duro, não de forma braçal, mas buscando estas oportunidades e maximizando a sua exposição às mesmas. — Nassim Taleb, A Lógica do Cisne Negro

A possibilidade de construir tudo o que minha criatividade e curiosidade permitirem — às vezes, no espaço de um único dia —, tendo ao meu lado as mais inspiradoras pessoas que conheço, começou a se transformar em propósito em 2013, quando iniciei minha trajetória na formação do que hoje se tornou o grupo.

Foi assim que um futuro-frustrado-engenheiro-diplomata conheceu, por um coreano-americano, com alma de brasileiro, um engenheiro-civil-consultor-de-sustentabilidade, chamado Paulo Zanardi (que tenho orgulho de, além de sócio, chamar de um verdadeiro irmão). Juntos, criamos uma startup, a Orma, que pretende dar a oportunidade para pessoas normais se engajarem na luta contra as mudanças climáticas — por que isso não pode ser deixado para o acaso.

Com a Orma e o Paulo, vieram a VBIO — uma plataforma online que pretende tirar dos papel projetos de valorização da mais essencial e offline das matérias: a biodiversidade —, e toda a propriedade e dedicação da Francine Franco Leal, e juntos criamos a Emissario e seus times, um novo braço de empresas de impacto socioambiental para tentarmos mudar o mundo.

Além da Emissario, como diretor de marketing do grupo ganhei o privilégio de construir e liderar um jovem, competente e apaixonado time. Nosso desafio é continuar o planejamento que comecei com a criação do nosso branding, para mostrar ao mercado e aos nossos parceiros, as evidências do propósito de Roberto Minuzzi, Luiz Henrique Martins Ribeiro, Bruno Junqueira, Ricardo Keller, Fábio Tsubouchi, Renata DiLascio, Juliana Paz e de mais de 200 pessoas que hoje formam o Baltoro Group.

Acredito que somente entendi a contundência do acaso ao conviver com o Kim, e participar da formação do Baltoro Group. Mesmo que não por definição consciente, ambos personificam o que Nassim Taleb (um dos maiores estudiosos da imprevisibilidade) caracteriza como a maximização da serendipidade: girando o mundo, nos posicionamos com postura e leitura peculiares de propósito; o acaso nos presenteia com as fascinantes pessoas, e incansavelmente buscamos criar imprevistas oportunidades, ao entender, agregar e conectar todas elas.

Por acaso, felizmente eu fui uma delas.

Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.