• Baltoro Insights

SaaS: o que é e quais são os seus benefícios

Updated: Dec 9, 2019

Proporcionando muito mais agilidade e facilidade de acesso a novos serviços, os SaaS vem se tornando cada vez mais populares e presentes na rotina diária de empresas e usuários de serviços por aplicativo.

Outlook, Salesforce, Google Apps, Workday, Pipedrive.


É bem provável que você já os conheça e faça uso de pelo menos algum deles. Mas você sabe o que esses serviços têm em comum, além do fato de precisarem de conexão com a internet para que possam ser acessados?


Esse sistema surgiu graças ao avanço tecnológico, alavancado por maior velocidade de internet e possibilidade de processamento de dados na nuvem.


SaaS é a sigla para software as a service, que, em tradução livre, significa software como um serviço. Isso significa que, agora, o software é apresentado e utilizado pelo público como um serviço, e possuir conexão com a internet é o suficiente para acessá-lo, não sendo mais necessário comprar e instalar programas no computador.


Como são executados nos servidores das empresas provedoras, os usuários podem ter acesso aos aplicativos diretamente de seus computadores por meio da URL do serviço.


(...) os SaaS constituem um ótimo custo benefício, visto que isentam as empresas do pagamento de taxas, custos de licença ou encargos de manutenção.”

Nesse aspecto, os SaaS – também conhecidos como softwares baseados na web, softwares hospedados ou softwares sob demanda – proporcionam muito mais agilidade e facilidade de acesso a novos e inovadores serviços, beneficiando tanto empresas quanto consumidores e usuários dos aplicativos.


No caso das empresas, o uso de SaaS permite maior aproximação com o usuário, tornando-se, assim, um verdadeiro diferencial competitivo.


Como o serviço fica disponibilizado na nuvem e os usuários podem acessá-lo por meio da URL no website, não há necessidade de se estruturar uma equipe interna para gerenciar o aplicativo, o que permite que a empresa foque em proporcionar uma melhor experiência ao usuário, de modo a garantir maior fidelização à marca e melhor prestação de seus serviços.


Além disso, os SaaS constituem um ótimo custo benefício, visto que isentam as empresas do pagamento de taxas, custos de licença ou encargos de manutenção.


Esse fator, além de beneficiar pessoas jurídicas, também é um ótimo incentivo para que pessoas físicas passem a utilizá-los, considerando que o acesso está garantido após ser realizado o download do aplicativo, sem qualquer custo adicional para o usuário. Após baixarem o serviço, podem acessá-lo livremente.


Após o provedor do serviço atualizar o sistema, os usuários terão acesso ao aplicativo automaticamente, sem qualquer necessidade de fazer um download para acessar sua versão mais recente.

Os consumidores também adquirem mais autonomia ao utilizarem os SaaS, considerando que há a possibilidade de contratar o serviço pelo sistema pay per use - que, basicamente, significa pagar por uso, em tradução livre.


Assim, é possível pagar mensalmente um valor referente apenas àquilo que você realmente precisa utilizar, não havendo necessidade de efetuar um pagamento fixo maior para ter acesso ao serviço completo.


Outra grande vantagem dos SaaS diz respeito à segurança que esse tipo de serviço proporciona. Como os dados dos SaaS ficam armazenados na nuvem, não poderão ser perdidos mesmo que você perca o computador, tablet ou outro dispositivo onde eles estavam armazenados.

De igual modo, você não precisa se preocupar com a manutenção, disponibilidade e segurança do aplicativo e seus dados, já que é a empresa provedora do serviço que irá gerenciar hardware e software. Dessa forma, toda a infraestrutura do serviço e dados do aplicativo ficam contidos no datacenter do provedor de serviço.


Além disso, o fato de toda sua infraestrutura estar armazenada na computação em nuvem também faz com que seja mais simples e fácil realizar upgrades e atualizações no serviço. Como o provedor do serviço é o responsável por realizar o upgrade no sistema, não há a necessidade de enviar um hardware para os usuários efetuarem a atualização de suas versões anteriores.


Após o provedor do serviço atualizar o sistema, os usuários terão acesso ao aplicativo automaticamente, sem qualquer necessidade de fazer um download para acessar sua versão mais recente.


Assim, tem-se mais agilidade no acesso à melhor versão do serviço, o que é especialmente benéfico para pessoas jurídicas, considerando que, dessa forma, é possível proporcionar uma melhor experiência ao usuário, aumentando as chances de fidelizar um maior número de clientes.


Diante de tantas vantagens, os SaaS vem se tornando cada vez mais populares e presentes na rotina diária de empresas e usuários de serviços por aplicativo. É claro que, antes de investir ou contratar um SaaS, é preciso verificar as reais necessidades da empresa e organizar um planejamento que permita a implementação dessa nova estrutura no sistema.


De todo modo, a tendência é que cada vez mais pessoas físicas e jurídicas passem a se utilizar dos softwares como serviços, considerando as grandes vantagens competitivas - tais como segurança, acessibilidade, garantias e facilidades - asseguradas por essa nova e revolucionária ferramenta.

Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.