• Baltoro Insights

O que é o efeito estufa?

Ao absorver e reter parcelas de calor provenientes da energia solar, o efeito estufa é o responsável por fazer da Terra um planeta habitável, mantendo a temperatura média global em torno de 14ºC.

Durante os últimos anos, alertas sobre os perigos do aquecimento global se tornaram frequentes, tendo como causa o aumento das emissões dos gases de efeito estufa (GEE).


Contudo, algumas considerações acerca do tema se fazem necessárias, visto que, ao tratarmos do assunto, normalmente é atribuído sentido pejorativo à ocorrência do efeito estufa, quando, na verdade, é graças a ele que a vida em nosso planeta se torna possível.


O efeito estufa é um fenômeno natural. Trata-se de um processo onde há concentração de gases na atmosfera, permitindo a passagem de raios solares e a absorção e retenção de calor.


Se o efeito estufa não existisse, a temperatura média da Terra se manteria próxima aos 18ºC negativos, impossibilitando a vida em nosso planeta, motivo pelo qual a ocorrência do efeito estufa de forma natural se mostra extremamente necessária.

Por mais irônico que possa parecer, é justamente graças à presença dos gases de efeito estufa na atmosfera que a Terra é um local habitável.


Ao absorver e reter parcelas de calor advindas da energia solar, o efeito estufa impede que elas sejam irradiadas de volta para o espaço. Desse modo, a temperatura média global, próxima à superfície, se mantém em torno de 14ºC.


Se o efeito estufa não existisse, a temperatura média da Terra se manteria próxima aos 18ºC negativos, impossibilitando a vida em nosso planeta, motivo pelo qual a ocorrência do efeito estufa de forma natural se mostra extremamente necessária.


Ocorre que, infelizmente, esse fenômeno natural vem sofrendo excessiva interferência humana. O aumento desenfreado da emissão de gases de efeito estufa está fazendo com que a temperatura média global aumente, visto que a retenção de calor é maior em virtude do aumento de gases presentes na atmosfera.


Dessa forma, parte do calor que antes irradiava para o espaço está sendo mantido na Terra, fazendo com que nosso planeta fique mais aquecido.


Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um aumento de 1,5ºC na temperatura média em relação à era pré-industrial já irá impactar fortemente a vida de várias espécies.


Além disso, segundo dados da NASA, a temperatura média global da superfície aumentou 0,9ºC desde a época pré-industrial, de modo que 17 dos 18 anos mais quentes que se tem registro ocorreram desde 2001.


Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.