• Baltoro Insights

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (IOT) é uma tecnologia inovadora e promissora capaz de revolucionar diversos setores tradicionais do mercado.

Hoje em dia, a Internet das Coisas é uma das novas tecnologias mais populares e instigantes do mundo. Com um futuro promissor que parece mais próximo do que outras tecnologias modernas, tais como a robótica ou a nanotecnologia, a comunidade científica e empresarial acredita que a Internet das Coisas irá mudar o mundo.


Uma dos principais aplicações desta tecnologia para o mercado encontra-se na produção sensores, dispositivos que são responsáveis pela coleta de dados do exterior, e pela sua comunicação através da Internet.


No setor da saúde, por exemplo, estes sensores, uma vez colocados diretamente no corpo dos pacientes (ou em voluntários monitorizados), poderão coletar informações úteis, como a atividade cardiovascular, níveis de glicose ou atividade eletrodérmica, e enviá-las diretamente aos profissionais de saúde para uma análise posterior. Certamente isso é algo que aprimoraria muito a forma como as doenças são detectadas e controladas nos pacientes, possibilitando que milhões de vidas sejam salvas.


No mercado dos veículos autônomos esta tecnologia também terá muita influência. Equipados com todos os tipos de sensores, os veículos poderão no futuro se comunicar uns com os outros e com diferentes elementos na estrada para conseguir manter um tráfego mais estável e seguro. O veículo seria capaz até de identificar os seus ocupantes através de dispositivos como celulares e poderá reagir a tudo o que aconteça interna e externamente, antecipando, assim, as necessidades do usuário.


Da mesma forma, as cidades estarão mais conectadas à web. Infra-estruturas inteligentes serão capazes de comunicar, por exemplo, as necessidades de manutenção de um prédio de forma autônoma, poderão melhorar o tráfego, reduzir a poluição e até diminuir a criminalidade. Os edifícios irão se tornar estruturas mais agradáveis, seguras e ecológicas, graças à interligação dos seus elementos, o qual certamente melhorará a qualidade de vida nas cidades.


Não há dúvida, a Internet das Coisas está apenas começando. As empresas que já começaram a desenvolver ou expandir essa tecnologia nos seus produtos, serviços e operações conseguirão ter uma vantagem competitiva no futuro. Com cada vez mais usuários desta tecnologia no mundo, a Internet das Coisas terá o potencial para introduzir mudanças radicais na forma em que trabalhamos, nos divertimos, cultivamos nossos alimentos, e em praticamente tudo o que fazemos.

Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.