• Baltoro Insights

O que é um crédito de carbono?

Updated: Nov 4, 2019

Quanto maior forem as reduções de emissões de gases em toneladas de CO2, maior será o número de créditos de carbono obtidos para comercialização.

O mercado de créditos de carbono surgiu em 1997, a partir da assinatura do Protocolo de Quioto. O acordo internacional estabeleceu que, entre 2008 e 2012, países desenvolvidos deveriam reduzir, em média, 5,2% de suas emissões em comparação com os níveis observados na década de 90.


Além disso, o Protocolo também criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), com o objetivo de possibilitar que as quantidades de GEE não emitidas ou reduzidas possam ser comercializadas posteriormente no mercado.


Por meio do MDL, foi instituído que países que atingirem suas metas de redução de emissões devem receber Certificados de Emissões Reduzidas (CER), gerando um crédito de carbono que poderá ser negociado diretamente no mercado.


Dessa forma, países que não conseguirem (ou não quiserem) reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, poderão comprar créditos de carbono e utilizá-los para cumprir com sua própria meta.


Para tornar possível a comercialização de créditos de carbono no mercado, foi necessário instituir uma forma de calcular a redução das emissões e o valor monetário dos créditos disponíveis para negociação.

Assim, foi estabelecido, por convenção, que uma tonelada de CO2 é equivalente a um crédito de carbono (tCO2e).


Para cada tonelada reduzida, é emitido um certificado que poderá ser comercializado como crédito de carbono no mercado.


Portanto, quanto maior forem as reduções de emissões de gases em toneladas de CO2, maior será o número de créditos de carbono obtidos para comercialização.

Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.