• Baltoro Insights

Cultura digital: o que é e por que implementá-la em seu negócio

Para sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, é preciso abandonar velhas práticas corporativas e acompanhar o ritmo da transformação tecnológica.

A era da transformação digital veio para ficar, e o que era apenas uma tendência acabou se tornando uma realidade definitiva no mundo corporativo. Se antes era possível estruturar estratégias e planos de negócios sem necessariamente recorrer à tecnologia, hoje a realidade já é bem diferente.


Modelos de negócio e padrões organizacionais tradicionais estão perdendo espaço para novas práticas de gestão que surgiram graças ao avanço tecnológico. Consequentemente, o que se pode observar é que empresas que não buscarem se reinventar para se adequar ao cenário atual acabarão ficando para trás.


Por isso, a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta essencial para o funcionamento e performance da empresa, exercendo papel estratégico central na estrutura da organização.


Contudo, para aderir à transformação digital de maneira eficaz, é preciso construir uma verdadeira mentalidade tecnológica dentro da instituição capaz de dar suporte às mudanças que serão implementadas.


Em outras palavras: é preciso criar uma cultura digital efetiva e duradoura que servirá de base para manter, no longo prazo, as novas estruturas tecnológicas incorporadas e garantir a continuidade da estratégia e objetivos a serem atingidos.


Mas, afinal, o que é cultura digital?


A cultura digital deve traduzir os valores, comportamentos e ações que os gestores desejam manter e observar dentro da empresa, servindo como um código de conduta que norteará a atuação de todos os envolvidos na estrutura da organização.


Trata-se, antes de tudo, de criar um ambiente onde todos se sintam à vontade para externar opiniões, tecer comentários ou até mesmo críticas, assumir riscos e agir de forma autônoma e colaborativa, atuando conjuntamente no momento de tomada de decisões.


Em empresas com cultura digital forte e bem consolidada, os processos se tornam mais ágeis e céleres, e a equipe trabalha de forma unida e extremamente comprometida.


A figura do chefe dá lugar à figura do líder e a hierarquia dá lugar à colaboração.


Assim, a cultura digital se traduz em um guia de valores e comportamentos que são apreciados e demandados dentro da companhia, fazendo com que todos ajam e façam escolhas de acordo com a mentalidade consolidada em ambiente interno, colaborando mutuamente para atingir metas e objetivos da organização.


E qual a vantagem em implementar a cultura digital em seu negócio?


Além de ser um grande diferencial competitivo, existem outras razões pelas quais você deve, o quanto antes, definir e incorporar uma cultura digital em seu modelo de negócios.


Mas, muito além de vantagens ou diferenciais, a verdade é que, no cenário atual, a cultura digital se tornou vital para toda e qualquer organização que queira se manter relevante no mercado.


Não há mais a possibilidade de conduzir e administrar negócios tendo como base velhas práticas tradicionais.


Se sua empresa não quiser ser desbancada pelos milhares de novos concorrentes que surgem de forma cada vez mais veloz e dinâmica, é mais do que necessário apostar na implementação de uma verdadeira cultura digital.


Sem cultura digital forte, não há como sobreviver à era da transformação digital


Uma pesquisa conduzida pelo Boston Consulting Group (BCG) apontou que o número de empresas que apresentaram avanços e desempenho financeiro bastante satisfatório foi cinco vezes maior entre as que se engajaram na construção de uma cultura digital bem consolidada em comparação com aquelas que não o fizeram.


A mesma pesquisa ainda demonstrou que quase 80% das organizações que efetivamente focam no desenvolvimento de uma cultura digital consegue manter um excelente desempenho perante o mercado. Já as empresas que não fizeram nenhum esforço nesse sentido sequer atingiram um percentual minimamente satisfatório.


A cultura digital proporciona maior rapidez para atingir metas e resultados


Em organizações digitais, todos realmente trabalham em equipe: unem esforços, proporcionam auxílio mútuo e compartilham os méritos.


Como a hierarquia dá lugar à colaboração, funcionários tem maior autonomia para atuar no processo decisório juntamente com os líderes, o que acelera a tomada de decisão.


Desse modo, por se tratar uma estrutura horizontal, as decisões são tomadas de forma mais rápida do que em instituições tradicionais, onde a estrutura deste processo costuma ser verticalizada.


A atração de novos talentos profissionais para a sua empresa se torna mais fácil


Não é por acaso que as novas gerações almejam e buscam tanto por um cargo dentro de organizações com forte cultura digital. Afinal, é nelas onde há maior liberdade para criar, opinar, propor, colaborar e, consequentemente, evoluir como profissional.


Os millenials, especialmente, são os que mais procuram por inovação, dinamicidade e propósito em ambiente corporativo. Isso faz com que naturalmente prefiram procurar por empresas digitais no momento de ir em busca de uma vaga no mercado de trabalho.


Por isso, se tornar uma empresa reconhecida por estar alinhada com a transformação digital, implementando novos processos de gestão e estrutura nas relações de trabalho, é fundamental para atrair novos talentos profissionais.


Se sua empresa for suficientemente atrativa para as novas gerações, você terá à disposição profissionais extremamente qualificados e capazes de trazer novas visões, ideias e habilidades que beneficiarão diretamente seu negócio.


Acompanhar o ritmo da transformação tecnológica não é apenas um diferencial competitivo para sua empresa. É uma questão de sobrevivência diante de um mercado que se tornou muito mais inovador e competitivo, onde não há como prosperar caso haja insistência na ideia de conduzir um negócio tendo como base velhas práticas corporativas.



Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.