• Juliana Paz

Conectando essências, engajando propósitos


Conectar pessoas. Conectar negócios. Conectar propósitos.


Sempre fui questionadora, e desde de muito nova buscava aprender sobre os porquês da vida. Não só os porquês profundos e existenciais, mas, principalmente, os motivos pessoais e a essência das relações humanas. Conforme fui crescendo e aprendendo com as lições e desafios da jornada da vida, a pergunta se tornou outra: por que não?


Por que não fazer diferente?


Fui atleta de voleibol por quase 20 anos, desde a base até a carreira profissional. Mas minha jornada no esporte não foi nada convencional. Iniciei com 10 anos de idade em Porto Alegre e com 18 me mudei para os EUA, onde ganhei uma bolsa integral para jogar voleibol e estudar em uma universidade americana.


Enquanto no Brasil o caminho padrão era ter de escolher entre jogar ou estudar, fiz diferente. Me formei em Comunicação Social pela University of Michigan jogando voleibol, e só então que segui para a carreira profissional no esporte. Fiz o caminho inverso ao padrão.


Sempre busquei caminhos alternativos que estivessem alinhados com meu propósito e meu coração. Por muitos anos, o esporte foi o caminho que fez meu coração vibrar, enriquecendo minha vivência e meus aprendizados.

Fui Player of the Year de 2006 (jogadora do ano) e campeã nacional da liga NJCAA no meu primeiro ano nos EUA jogando pelo Iowa Western Community College. Me transferi para a University of Michigan em 2008, onde me tornei a primeira aluna e atleta de voleibol estrangeira a vestir a camisa de uma das melhores universidades do mundo.


Já em 2015, tive a honra de receber a nomeação ao Hall da Fama do Iowa Western Community College e da organização NJCAA, um feito inédito para uma estrangeira. Também em 2015 realizei outro sonho: jogar na Superliga Nacional, uma das melhores ligas do mundo, onde atuei por três anos. O voleibol e as experiências que tive no esporte me tornaram a pessoa que sou hoje.


Sempre busquei caminhos alternativos que estivessem alinhados com meu propósito e meu coração. Por muitos anos, o esporte foi o caminho que fez meu coração vibrar, enriquecendo minha vivência e meus aprendizados. Foi no esporte que me encantei por comportamento humano, que entendi que a base para qualquer conquista é o engajamento dos talentos e dos propósitos de todos envolvidos.


Mas foi só em 2016 que senti que era hora de levar essa essência para outros desafios e outra profissão. Precisava fazer diferente, encontrar um caminho que fizesse meu coração vibrar tanto, ou até mesmo mais, quanto o voleibol já fez.


Conheci o Baltoro Group por acaso. Foi um daqueles episódios sem explicação que a vida proporciona. A conversa inicial foi sobre transição de carreira, com o já conhecido e admirado Roberto Minuzzi. Conversamos por horas, e no primeiro dia já participei de uma reunião de apresentação do grupo. Naquele momento entendi o que o Baltoro Group fazia e, mais importante, como e porquê fazia. Senti meu coração vibrar.


Me encantei pela maneira humana e pessoal com que o grupo criava seus negócios e pensava nos seus parceiros. E a cada encontro com as pessoas que idealizaram e operavam a empresa, este encantamento se fortificava.


Vi minha essência e meus valores conectados com os valores grupo: não aceitar o status quo encontrando soluções inovadoras e rentáveis, e que também atendam o propósito dos investidores e colaboradores, deixando-os mais felizes. Percebi que o grande diferencial nos resultados e no impacto de cada negócio do grupo estava justamente na união dos talentos e da essência das pessoas envolvidas.


Veio então a ideia de criar uma nova área no grupo. Surgiu, assim, a área de engajamento, com o objetivo de proporcionar uma comunicação mais eficiente e mais humana com todos que fazem parte do Baltoro Group.


A ideia é ser o ponto de ligação entre sócios, colaboradores, parceiros, negócios e mercados para que toda a engrenagem funcione de uma maneira mais eficiente, e para que novos negócios e novas oportunidades apareçam.


Engajar é conectar. É encontrar os porquês de cada negócio que criamos e investimos e unir esses porquês aos motivos das pessoas que acreditam junto conosco. Em um grupo que investe em mercados e negócios diferentes, o engajamento entre as diferentes partes se torna fundamental para a construção de algo maior.


Acredito que quando conhecemos e vivemos o nosso propósito somos muito mais felizes, e é assim que conseguimos entregar para o mundo o nosso maior valor: a nossa essência.

Somos o que somos porque encontramos uma maneira de conectar o propósito de diferentes pessoas ao propósito de cada negócio que criamos e investimos. Este é o nosso maior desafio e o nosso maior trunfo: unir o talento e a excelência de cada pessoa do grupo, seja ela colaboradora ou parceira, ao valor que queremos criar com os nossos negócios.


Nós conectamos propósitos e isso vai muito além de conectar porquês. Aqui entregamos mais do que uma rentabilidade atrativa. Entregamos, na verdade, conversas enriquecedoras, trocas, conselhos, tempo e soluções. Este é o nosso legado.


Acredito que quando conhecemos e vivemos o nosso propósito somos muito mais felizes, e é assim que conseguimos entregar para o mundo o nosso maior valor: a nossa essência. E este é o meu papel dentro do Baltoro Group: ser um canal de comunicação para engajar e conectar todas as pontas para que possamos continuar construindo a nossa história, mantendo a nossa essência aos nossos propósitos.

Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.