• Baltoro Insights

Como startups contribuem com a sustentabilidade

Startups são uma ótima opção para quem deseja investir de maneira sustentável e em negócios verdadeiramente inovadores.

O número de startups existentes em solo brasileiro mais que dobrou nos últimos sete anos. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), somente 2.519 startups estavam cadastradas no ano de 2012. Em 2017, o número saltou para 5.147. Agora, em 2019, o Brasil já conta com mais de 10 mil startups.


Trata-se de uma verdadeira explosão deste modelo de negócios, que pode muito bem ser explicado devido a um maior envolvimento dos jovens no setor. Com o empreendedorismo social em ascensão, a geração Y pode ser considerada uma das grandes responsáveis pelo grande crescimento do setor.


Conhecidos por questionarem os modelos tradicionais de empreendimento e demandarem maior responsabilidade e ações sustentáveis por parte de governos e grandes corporações, os millenials vem buscando aliar empreendedorismo e transformações sociais.


Nesse contexto, o jovem empreendedor atual busca, antes de tudo, obter retorno financeiro por meio de modelos de negócio que viabilizem a concretização de mudanças estruturais tanto em âmbito social quanto ambiental.


Por conta disso, muitas das startups que estão surgindo atuam diretamente no segmento sustentável e social, promovendo soluções para muitos de nossos problemas atuais, tais como mobilidade, escassez de recursos e inclusão tecnológica. Desse modo, colaboram diretamente com o desenvolvimento de ações que estimulam e fortalecem a sustentabilidade.


Outro fator que muito contribui para que startups estejam à frente de modelos tradicionais de empreendimento no que tange à resolução de problemas sociais e ambientais é o fato de que há maior liberdade de atuação nessas organizações.


Como startups devem possuir propostas de negócio realmente inéditas e inovadoras, não há um market share para defender, tampouco há necessidade de se preocupar com ativos, processos ou regulações, como ocorreria no caso de empresas tradicionais.


Em virtude dessa maior liberdade para atuar, explorar e, consequentemente, criar, a criatividade de todos os envolvidos é naturalmente muito mais estimulada.


Assim, problemas socioambientais que há anos ficaram sem solução por conta, majoritariamente, da inércia e falta de vontade política em solucioná-los, bem como pelo fato de empresas tradicionais não conseguirem propor soluções em tempo hábil para tantas demandas, agora começam a ser resolvidos graças às startups.

Dessa forma, tem-se mais espaço para desenvolver novas ideias e seguir rumos inéditos no mundo dos negócios, o que, em último grau, contribui diretamente para o surgimento de soluções cada vez mais transformadoras e que podem ser implementadas de forma bastante acelerada.


Como problemas sociais e ambientais normalmente são urgentes e necessitam de soluções rápidas e, ao mesmo tempo, inovadoras, modelos tradicionais de negócio não conseguiam resolver tantas demandas na velocidade necessária. Por esse motivo, a proliferação de startups pelo Brasil é extremamente benéfica, visto que este modelo de negócios tem se mostrado ideal para resolvê-los de forma prática, célere e efetiva.


Assim, problemas socioambientais que há anos ficaram sem solução por conta, majoritariamente, da inércia e falta de vontade política em solucioná-los, bem como pelo fato de empresas tradicionais não conseguirem propor soluções em tempo hábil para tantas demandas, agora começam a ser resolvidos graças às startups.


Startups, portanto, são modelos de negócio que englobam dois fatores que todo investidor atualmente considera fundamentais e essenciais para que qualquer negócio se consolide e cresça no mercado: sustentabilidade e rentabilidade.


Por isso, startups são uma ótima opção para quem deseja investir de maneira sustentável e em negócios verdadeiramente inovadores. Tem-se a possibilidade de grandes ganhos financeiros ao passo que se protege o meio ambiente e demandas sociais são devidamente atendidas - fator este que, atualmente, facilita a consolidação da marca como ecofriendly e, consequentemente, a atração do público consumidor.

Canal de conteúdo e blog com ideias, tendências e informação para você entender no que pensa e acredita a equipe do Baltoro Group.

Insights | UPDATE

Mantenha-se sempre informado.

  • Instagram Baltoro Group
  • Linkedin Baltoro Group
  • Branco Facebook Ícone
  • Youtube Baltoro Group
  • Pinteres Baltoro Group

2019, Baltoro Insights. Baltoro Group, Todos direitos reservados.